ARTISTAS . ARTISTS

PERFEITA E A CORRIDA DO OURO  PERFECT AND THE GOLDEN RUSH > UMA ÓPERA URBANA AN URBAN OPERA

A imersão na cidade de Jacundá propiciou uma articulação especial com os artistas locais e a parceria com lideranças locais propiciou que pudéssemos expandir o projeto. O seguinte grupo forma o time de artistas da primeira etapa do projeto, que também contou com diversos colaboradores da comunidade local.

Perfeita e a Corrida do Ouro
/concepção geral
Carolina Sudati aka TRANSLÚCIDA /BRUTA.
/artistas associados
Leo Ceolin . Jose Bárrcikelo . Mayra Azzi

/ em uma co-criação com os artistas locais:
Clara Barbosa . Dayane Santana . Eslany Fernandes . Ingrid Loo’h . Janielly de Souza Rodrigues . Jakeline Procópio de Souza . Janildo Moura Rodrigues . João Pedro Brito Lima . Kayllane Pedroso Rodrigues . Kairys . Mylena Souza . Silvaney da Gincana . Thaiky Lorrane.

/ participações especiais de:
Adriano Show
Elwys Barbosa
coreógrafo Roberto Campos e a Quadrilha Junina Tradição.

/ depoimentos & histórias de:
Leoeze Nunes Martins . Raimundo Rodrigues dos Santos. . Claudionor Gomes da Silveira . Carlão Publicidade

/ artesãos locais:
Lucas Lima /Selaria Mineira 2
Isaias Luiz /Serralheria
José Rodrigues/ Ferraria

/ rede local:
Integração: Aldson Reis (articulação local)
Vanilda Bravin (acolhimento)
Zum Filmes do Brasil (apoio operacional)
Logística: Ed Alves . Henrique Brito . Sione Guimarães de Carvalho (transportes)
Materiais: Ferro Velho do Ceará

APOIO: Vidraçaria JR e Escola de Música Acordes
PARCERIA: Museu Histórico de Jacundá, Praça CEU, SECULT, SEMED, SEMAS, Prefeitura de Jacundá.
REALIZAÇÃO: FUNARTE.
* Perfeita e a Corrida do Ouro: uma imersão no corpo e na memória do garimpo – da sobrevivência ao cuidado ambiental foi contemplado com a Bolsa FUNARTE de Residência Artística nas Estações Cidadania

The immersion in the city of Jacundá provided a special articulation with local artists and the partnership with local leaders allowed us to expand the project. The following group forms the team of artists for the first stage of the project, which also included several collaborators from the local community.

Crédito das imagens: Perfeita e a Corrida do Ouro © Mayra Azzi, Translúcida /Bruta.

Clara Barbosa (Jacundá, 2009)
Estudante com um senso de humor intenso, possui como contraponto a capacidade de trabalhar com pequenos objetos, empilhando-os e alinhando-os com maestria singular.

Dayane Santana (Jacundá, 1997)
Atriz, iniciou a sua trajetória no teatro através do programa PROJOVEM, passando posteriormente a fazer parte do grupo TJ. Em 2015 integrou o grupo da oficina de teatro Eu sou mais Eu com Aldson Reis, com o qual iniciou o seu contato com o audiovisual através da oficina de interpretação para o cinema em 2016. Nesta oportunidade adquiriu grande visibilidade passando a fazer parte do time da ZuM Filmes do Brasil, atuando no curta-metragem Instinto de Mãe (2019) e protagonizando Laços Vermelhos – uma prova de amor (2019), com o qual participaram do Festival de Cinema Internacional de Alter do Chão. Com a produtora, atualmente está gravando o filme Heranças de uma Vida e preparando-se para protagonizar Naja: o resgate, série de ação com projeto em fase de captação. Desenvolve uma série de práticas complementares que a fortalecem como atriz como o karatê, o jiu-jitsu, o balé e cursos de curta duração com outros artistas da cena como Corpo e Composição, realizado em 2017, com Leonel Ferreira.

Eslany Fernandes (Jacundá, 2001)
Bombeira civil em finalização do seu processo de formação, sua experiência no teatro iniciou com as aulas ministradas pelo diretor e roteirista Aldson Reis. Em 2018, participou do curso de teatro físico ministrado por Leonel Ferreira que culminou com uma apresentação sobre a história de Jacundá. Também participou da Via Sacra, encenação anual que traz à cena a crucificação de Jesus Cristo. Engajada em ações artísticas e também de fraternidade já foi Miss Cidade Nova e integra desde 2017 a Pastoral da Juventude – um grupo jovem de amparo e conscientização dos direitos de pessoas em situações sociais críticas.

Ingrid Loo’h (Jacundá, 2003)
Estudante, ama desenhar e tem profundo interesse em dança contemporânea e performance. Participa do Café com Arte do professor Charles. Criou o grupo 4girls com suas amigas, onde experimentam alteridades virtuais através de plataformas de midias sociais.

Kayllane Pedroso Rodrigues (Jacundá, 2009)
A alegria e o sorriso largo são as principais características da estudante. Na dança, possui interesse especial pelos ritmos do Pará como o carimbó. Cultiva a vaidade e a beleza de forma singular, manifestada na sua destreza em desfilar e estando sempre disposta a colaborar com as propostas.

Kairys (Jacundá, 2009)
Estudante, tem uma capacidade inigualável de atingir um estado de seriedade que a permite perceber situações únicas. Gosta de trabalhar com materiais moldáveis como massas de modelar e argila.

Mylena Souza (Jacundá, 2005)
Estudante com admiração pela cultura africana, um de seus propósitos é atuar como policial. Atividade que a permitirá ajudar os outros, um de seus maiores sonhos.

João Pedro Brito Lima (Jacundá, 2004)
Estudante comprometido, atualmente procura desenvolver uma atividade profissional que possa conciliar com os estudos. O objetivo disso é prosperar e ter independência. Possui alto grau de organização e atenção.

Janielly Souza Rodrigues (Jacundá, 2013)
Iniciou o seu período de vida escolar neste ano. Além de adorar brincar, jogar bola e andar de patinete, possui um talento nato com o canto. De uma vitalidade inesgotável, consegue equilibrar diversos objetos, de plumas a bastões, sendo de impressionável alegria e afeto.

Jakeline Procópio de Souza (Jacundá, 1984)
Sócia da Vidraçaria JR, atuando na parte administrativa do empreendimento, é dotada de incrível leveza e determinação nas atividades que abraça. Também está conectada com processos formativos, desenvolvendo a atividade de catequista há diversos anos. Assim como envolve-se no ensino, busca para si novos conhecimentos, tendo realizado recentemente um curso de aperfeiçoamento em atividades administrativas e diversos outros cursos que ampliam o seu olhar e caminhar na vida.

Janildo Moura Rodrigues (Jacundá, 1980)
Proprietário da Vidraçaria JR há quase 20 anos. Dedicando-se como vidraceiro cultiva uma tradição familiar de pessoas ligadas às artes manuais, como o pai e o avô, que dedicam-se à forja e à ferraria.

Silvaney da Gincana (Curionópolis, 1989)
Ativista e produtor cultural está à frente das gincanas do Município há mais de dez anos, mobilizando milhares de crianças, jovens e adultos nas práticas artísticas. Esta pulsão pela arte vem desde criança, quando ainda vivia na cidade de Curionópolis. Atualmente dedica-se exclusivamente à área cultural, atividade que conciliou por anos com a confeitaria e panificação, conhecimento que recebeu de seus ancestrais. Hoje seus principais projetos são a ligação que possui como Coordenador Cultural da Praça CEU, o programa Noite Musical na Rádio Comunitária e a coordenação da Quadrilha Arraias, da Gincana Cultural Residencial Arraias desde 2015 e da Gincana Cultural Bairro Cidade Nova desde 2007.

Thaiky Lorrane (Jacundá, 2009)
Atualmente estuda no município de Parauapebas, onde vive com a sua mãe. O seu principal desejo é ter a alegria e a felicidade sempre presentes. Com uma habilidade e consciência corporal avançadíssimas, neste ano pretende iniciar os estudos de balé.

Clara Barbosa (Jacundá, 2009)

A student with an intense sense of humor, he has as a counterpoint the ability to work with small objects, stacking and aligning them with singular mastery.

Dayane Santana (Jacundá, 1997)

An actress, she began her career in theater through the PROJOVEM program, later becoming part of the TJ group. In 2015, he joined the group of the theater workshop Eu sou mais Eu with Aldson Reis, with whom he started his contact with the audiovisual through the acting workshop for cinema in 2016. ZuM Filmes do Brasil, acting in the short film Instinto de Mãe (2019) and starring in Red Ties – a proof of love (2019), with which they participated in the Alter do Chão International Film Festival. With the producer, she is currently recording the film Heranças de uma Vida and preparing to star in Naja: o rescuing, an action series with a project in the funding phase. She develops a series of complementary practices that strengthen her as an actress, such as karate, jiu-jitsu, ballet and short courses with other artists from the scene, such as Corpo e Composition, held in 2017, with Leonel Ferreira.

Eslany Fernandes (Jacundá, 2001)

A civil firefighter nearing the end of her training process, her experience in theater began with classes taught by director and screenwriter Aldson Reis. In 2018, she participated in the physical theater course taught by Leonel Ferreira, which culminated in a presentation on the history of Jacundá. She also participated in the Via Sacra, an annual performance that brings to the scene the crucifixion of Jesus Christ. Engaged in artistic actions and also fraternity, she was already Miss Cidade Nova and since 2017 has been a member of Pastoral da Juventude – a young group of support and awareness of the rights of people in critical social situations.

Ingrid Loo’h (Jacundá, 2003)

A student, she loves to draw and has a deep interest in contemporary dance and performance. She participates in Professor Charles’ Café com Arte. She created the 4girls group with her friends, where they experience virtual alterities through social media platforms.

Kayllane Pedroso Rodrigues (Jacundá, 2009)

Joy and a wide smile are the main characteristics of the student. In dance, she has a special interest in the rhythms of Pará such as carimbó. She cultivates vanity and beauty in a unique way, manifested in her dexterity in parading and being always willing to collaborate with the proposals.

Kairys (Jacundá, 2009)

A student, she has an unparalleled ability to reach a state of seriousness that allows her to perceive unique situations. Likes with modeling materials as clay.

João Pedro Brito Lima (Jacundá, 2004)

A committed student, he is currently looking to develop a professional activity that he can reconcile with his studies. The purpose of this is to prosper and have independence. He has a high degree of organization and attention.

Janielly Souza Rodrigues (Jacundá, 2013)

He started his school life period this year. In addition to loving to play, play ball and ride a scooter, he has a natural talent for singing. Of an inexhaustible vitality, he manages to balance several objects, from feathers to sticks, being of impressionable joy and affection.

Jakeline Procópio de Souza (Jacundá, 1984)

Partner at Vidraçaria JR, acting in the administrative part of the venture, she is endowed with incredible lightness and determination in the activities she undertakes. She is also connected with formative processes, developing her activity as a catechist for several years.

As well as getting involved in teaching, she seeks new knowledge for herself, having recently taken a course to improve administrative activities and several other courses that broaden her outlook and walk in life.

Janildo Moura Rodrigues (Jacundá, 1980)

Owner of Vidraçaria JR for almost 20 years. Dedicating himself as a glazier, he cultivates a family tradition of people linked to the handicrafts, like his father and grandfather, who dedicate themselves to forging and blacksmithing.

Silvaney da Gincana (Curionópolis, 1989)

Activist and cultural producer has been at the forefront of the Municipality’s scavenger hunts for over ten years, mobilizing thousands of children, young people and adults in artistic practices. This drive for art comes from childhood, when I still lived in the city of Curionópolis. Currently, he dedicates himself exclusively to the cultural area, an activity that he reconciled for years with confectionery and baking, knowledge he received from his ancestors. Today, his main projects are the connection he has as Cultural Coordinator at Praça CEU, the program Noite Musical on Rádio Comunitária and the coordination of the Quadrilha Arraias, the Gincana Cultural Residencial Arraias since 2015 and the Gincana Cultural Bairro Cidade Nova since 2007.

Thaiky Lorrane (Jacundá, 2009)

She is currently studying in the municipality of Parauapebas, where she lives with her mother. Her main wish is to have joy and happiness always present. With very advanced skill and body awareness, this year she intends to start ballet studies.