PLATAFORMA: O JANTAR . PLATFORM: THE DINNER

[SUCESSO] ESTUDO PARA O FRACASSO é um projeto desdobrado em várias ações impulsionadas inicialmente pelo estudo da mecânica do corpo na sua relação com as roupas-objeto que, através da limitação física expandem os movimentos e as percepções especialmente em sua relação com a espacialidade. Fortemente caracterizada pela horizontalização das relações de composição criativa entre a artista Carolina Sudati e Leo Ceolin – que além de ter marcado de forma singular o seu atrito com as materialidades e com o espaço, neste projeto também trouxe as experimentações com fogo como aliado aos colapsos, Zé Barichello com as intervenções sonoras, Mayra Azzi, com as imagens em vídeo e fotografia e o designer Tiago Cardoso com diferentes formas de composição.

O último compartilhamento das ações aconteceu durante o evento Tempo Forte II, em uma produção conjunta com o Festival Caos Arte. Foram realizadas as performances-instalações A SUPERMARIONETE e EXPERIMENTO FOGO 2 nas quais Carolina Sudati e Leo Ceolin performaram respectivamente com a intervenção sonora de Zé Barichello. Ao final do evento foi realizada a performance-instalação em formato de JANTAR nomeada #PLATAFORMA por estar intimamente ligado à rede que se cria ao redor dos projetos. Neste jantar todos os participantes atuaram de acordo com parâmetros estabelecidos ao início da ação. Esses parâmetros foram a prévia da apresentação de uma ferramenta em formato de plataforma para auto-gestão, especialmente voltada para artistas independentes, onde a reflexão estava direcionada ao paradigma do cuidado versus o do controle. A simplicidade sendo a saída para a confusão, a importância da manutenção das relações de afeto como o balizador para a nossa trajetória criativa.

Seguem como desdobramentos dessa etapa do projeto a finalização escultórica e ativação de UM FÊNIX DE PEDRA E METAL. Esta peça é o resultado do EXPERIMENTO FOGO 1 onde Leo Ceolin submeteu uma peça de aço carbono ao fogo, dando inicio a uma nova etapa da escultura. Ela será incorporada por Carolina Sudati como uma roupa-objeto do processo. Também é o desdobramento desse projeto o lançamento do CADERNO DE ESTUDOS PARA O FRACASSO contendo textos de provocadores e também a ferramenta #PLATaforma – que divide em 3 camadas com 12 etapas cada, um passo-a-passo para a realização de projetos alinhados com o EM SI, com a VONTADE e RECURSOS do indivíduo.