PROCEDIMENTO PARA EVOCAR A LEVEZA

PROCEDIMENTO PARA EVOCAR A LEVEZA é uma dança que acompanha o seu protocolo de invenção do corpo e da liberação de memórias afetivas paralisantes. É a EVOCAÇÃO do caminho até a LEVEZA interna, considerando-a possível em qualquer situação. Após um período de intensa troca interpessoal como artista residente na cidade de Jacundá/PA, voltei a São Paulo na fase de isolamento social, impacto da pandemia Conav-19. Com a limitação dos encontros, o cancelamento dos trabalhos e a nova demanda de reclusão, comparei meus mapas de investigação por meio artístico (disponíveis em mima.translucidabruta.com) e percebi que tenho operado transpondo o peso em leveza. Sentindo, como ressalta Ítalo Calvino em “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, que “para vivenciar a leveza é necessário conhecer a experiência do peso” o primeiro parâmetro do trabalho é o olhar sobre o que pesa. O processo passa pela recapitulação de memórias afetivas e pela relação com materiais guardados pré-quarentena na expectativa de uma nova criação. Este é um aviso de que o mundo anterior acabou e que a memória deve ser a aliada e não a predadora. Estas visões são transformadas em um dispositivo. E este dispositivo criado/escolhido é um liberador. Com ele entro (e convido ao público que desejar entrar) em uma dança coletiva não-local onde buscamos além de figuras leves a ponte para o novo. A dança, a performance é o compartilhamento do processo. Uma não existe sem a outra.
PROCEDIMENTO PARA EVOCAR A LEVEZA é também o desejo de colocar em relação um procedimento onde outros, ainda que à distância, possam mover as suas limitações até que elas tornem-se potências, utilizando os mesmos parâmetros de criação. É o ato de colocar energia e obter ferramentas para que possamos viver o sonho de estarmos mais fortes após esse período de observação profunda.
COMO PARTICIPAR 
Como parte do estudo deste trabalho estou formatando o procedimento que utilizo para que ele seja utilizado por outras pessoas que estejam interessadas em trocar e explorar este percurso específico. Para tanto, estou disponibilizando algumas ferramentas, incluindo um VIDEO-CONVITE > e também um video de 8 minutos com as etapas que percorri que pode ser assistido AQUI > 
São elas: 1. Coleta de materiais afetivos para a recapitulação de memórias. Estes materiais poderão transformar-se ou não em uma roupa de poder. 2. Desenho de um dispositivo vestível que evoque o sonho da leveza dentro do repertório de cada um. 3. Escolha de um objeto que seja imprevisível e que a pessoa irá operar na busca pela leveza. 4. Produção de uma roupa de poder que reforçará a mensagem de que ela deverá libertar-se da memória para ser leve. 5. Ritualizar uma dança portando esses materiais onde são evocados seus mestres e inspirações e 6. Dançar ou expressar-se com a sua cor-própria, com a sua singularidade.